Sobre Arduino

Iniciado na cidade italiana de Ivrea, em 2005, o projeto Arduino foi desenvolvido com o intuito de ser aplicado em projetos de prototipagem com baixo custo. Pela sua versatilidade e relativa facilidade de manuseio, a iniciativa vem se popularizando ao redor do mundo nos últimos anos,contando com a ajuda de comunidades de desenvolvedores em diversos países.


Assista ao documentário sobre o Arduino, com legendas em português, produzidas pelos amigos do Baixacultura.

Em síntese, o Arduino é uma plataforma de hardware livre, cujo propósito é criar ferramentas, protótipos com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Uma vez programada, a placa pode ser usadas para ler e comandar diferentes tipos de sensores, tomar decisões simples, controlar robôs e uma infinidade de dispositivos presentes em nosso dia a dia. Por exemplo, dentre as centenas de projetos que encontramos na web, pode-se programar a placa Arduino para que ela controle os níveis de hidratação da terra de um vaso de um jeito curioso: quando a plantinha está precisando ser aguada, ela envia um tweet para o seu dono.

Uma vez que se trata de um projeto de código aberto, é possível encontrar nos fóruns de desenvolvimento uma infinidade de tutoriais, códigos de programação e instruções, disponibilizados gratuitamente.

Um das propostas mais ousadas do projeto é incluir o ensino de Arduino em escolas de segundo grau em Madrid, para incentivar que crianças e adolescentes desenvolvam experimentos eletrônicos baseados nesta plataforma de hardware livre.

Conheça mais projetos desenvolvidos utilizando a plataforma aqui.