No dia 16 de maio participei do 2º Seminário de Materiais do Centro Universitário Jorge Amado falando um pouco sobre o videomapping aplicado em fachadas de edificações. A conversa foi dividida em duas partes: uma inicial mostrando algumas referências do que vêm sendo feito atualmente, os exemplos clássicos dos edifícios que se reconfiguram tridimensionalmente, as publicidades de carros com videomapping e experiências de mapping em ambientes fechados. Essa parte também passou por informações técnicas, falando sobre projetores, resoluções e softwares disponíveis para este tipo de aplicação. A segunda parte foi reservada para uma prática de mapeamento na sala de conferências, usando Puredata.



Deixando agradecimento especial aqui ao Prof. Luis Gustavo Costa, o Guto, que fez as imagens durante o momento e cuidou de todos detalhes para que a coisa funcionasse tranquilamente, e ao Lucas Baisch, que dentro de breve deve estar somando em Salvador também. :)

O mindmap da apresentação e o patch com a programação em Puredata estão aqui (Licença GPLv3) em um arquivo compactado. O programa para leitura do arquivo .mm é o Freemind. O patch do mapping foi adaptado da solução proposta por Ricardo Palmieri.