Práticas em Cinema Expandido – PET Cinema / UFRB

ensino, puredata, tutoriais

ferkrum

04 Jun
2012

Nos dias 1 e 2 de junho estive junto ao grupo PET Cinema da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) na cidade de Cachoeira para trocarmos experiências sobre Cinema Expandido.

Foram 8 horas divididas em dois dias, reservando o primeiro para conhecermos as demandas pessoais de cada colega, em qual estágio suas pesquisas se situavam e também para conhecermos o trabalho de dois artistas muito interessantes que tive a oportunidade de conferir ao vivo no festival Transmediale (2011): Herman Kolgen (info em português sobre ele no site da Mostra Live Cinema 2011) e Reynold Reynolds. Do primeiro, deixo um sample do trabalho “Inject” para conferir abaixo:

[arve url=”https://vimeo.com/4479187″ parameters=”allowfullscreen” /]

E também “Secret Machine”, o segundo vídeo da Trilogia do Segredo (Secrets Trilogy) de Reynold Reynolds. Realmente é muito impactante. Ele também fez uma performance ao-vivo da trilogia na Galeria Invaliden1 de Berlin, convocando o público a consumir a produção de uma de suas obras. Vale conferir aqui. Têm gosto de making of :).

[arve url=”https://vimeo.com/8716852″ parameters=”allowfullscreen” /]

No segundo dia colocamos a mão na massa e construímos juntos um player de vídeo e áudio usando Puredata. Conseguimos entender o funcionamento e as possibilidades criadas pela ferramenta. O Mindmap da apresentação e o patch criado durante a oficina estão aqui. Como já comentei em outros posts, o programa que lê os arquivos .mm é o Freemind, software livre e com download neste link.

Aproveito para agradecer o convite da professora Rita Lima, aos alunos do PET e ao amigo e professor Jarbas Jácome pela força de sempre.

Related Posts

July 7, 2018

Fábulas Contínuas em SM

Fui convidado pelo Leo Caobelli para participar da Oficina da Exposição Fábulas Contínuas, que aconteceu no sobrado cultural da Tv Ovo em…