Bikes interativas na 64ª Reunião Anual da SBPC em São Luís – MA

eventos, interativos, projetos

ferkrum

16 Aug
2012
Tweet
Share
Pin
Post
Share

Dos dias 22 a 27 de julho aconteceu em São Luís do Maranhão, terra do reggae brasileiro, a 64ª Reunião Anual da SBPC. Participei junto aos camaradas da Formiga Design [related post aqui] e Estojo Cenografia desenvolvendo o hardware e software das bikes interativas para o estande do MCTI junto ao espaço ExpoT&C, no campus da UFMA.

Abaixo vai um vídeo do canal do MCTi no youtube:

O sistema foi desenvolvido numa placa de prototipagem, que virou um shield caseiro de Arduino, que recebe pulsos de seis bicicletas ergométricas + 1 cadeira de rodas E envia sete pulsos de ativação de cargas de até 15A, usando sete relés. As cargas nesse caso são sete mangueiras de lâmpadas incandescentes de 10m de comprimento (daquelas que Santa Claus encomenda ano após ano).

A idéia foi criar uma atividade coletiva, onde as pessoas pedalam em grupo para completar uma barra de progresso de contagem de pedaladas. A tela é separada em sete colunas onde cada uma corresponde à velocidade atual de cada uma das bikes (ou cadeira de rodas), lembrando um equalizador gráfico. Ao completar a barra de progresso, quatro vídeos são reproduzidos em tela cheia, trazendo temas sobre reflorestamento, saneamento básico, energia limpa e reciclagem. As mangueiras piscam a cada nova rotação do pedal de cada bike.

Com o anoitecer, os disparos das mangueiras ficaram mais visíveis e o telão de LEDs com menos interferência de luz.

Também queríamos falar sobre geração alternativa de energia e, de fato, várias pessoas nos perguntaram sobre isto. Foi uma simulação mas também um pretexto para conversarmos sobre as possibilidades de transformar a idéia em realidade. Suor em Watts ou, quem sabe, ganhar créditos para redução de pena… :)

Com a empolgação da galera pedalando somado aos Joules de radiação solar, certamente teríamos compensado um pouco as eventuais quedas dos geradores durante o evento…

Abaixo as fotos do processo, incluindo montagem prévia, translado, ensolação, eletrônica e disposição.

 

Related Posts

April 24, 2018

SXSW 2018

Participei do SXSW 2018, em Austin – Texas (k.a.w. !!), em março deste ano pela primeira vez. Realmente se trata…

February 3, 2013

Hacklab no Digitalia 2013

“Hacklab: interfaces físicas e controladores DIY aplicados a performances sonoras e audiovisuais utilizando ferramentas livres” no Digitalia 2013 de Salvador. 8 horas…