C.TLCA em SSA, outubro de 2014

arduino, ensino, puredata, tutoriais

ferkrum

29 Oct
2014
Tweet
Share
Pin
Post
Share

Do dia 29 de outubro a primeiro de novembro de 2014 participo do módulo III do Curso Tecnologias Livres na Criação Artística (a.k.a. C.TLCA) junto aos amigos Bruno Rohde, Cristiano Figueiró e Jan Catalá com o foco em Interfaces.

splash ctlca

A terceira mostra do Curso Tecnologias Livres na Criação Artística acontecerá no dia 01 de novembro (sábado), às 18h, no Teatro Novo da Escola de Dança da UFBA, campus Ondina. Os artistas e programadores Bruno Rohde, Cristiano Figueiró, Fernando Krum e Jan Cathalá irão transformar o teatro num ambiente interativo para investigação de possibilidades de controle de áudio, imagem e vídeo a partir de diferentes interfaces criadas com softwares e hardwares livres e/ou baratos.

De outubro a novembro de 2014, o C.TLCA irá promover quatro mostras públicas dedicadas à difusão e intercâmbio da produção artística através das tecnologias livres discutidas direta e indiretamente no curso. O objetivo é promover um espaço aberto de fruição, convivência e diálogo entre os participantes do curso e a comunidade de modo geral, divulgando a produção de artistas que já trabalham com ferramentas livres, estratégias sociais autônomas, conhecimentos e discursos livres.

C.TLCA foi contemplado no Edital 12/2012 – Culturas Digitais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Entrada gratuita.
+ info: http://ctlca.wordpress.com/

Muito bom estar outra vez na Bahia, reencontrar amigos e multiplicar as ideias. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Sobre a oficina:

Durante os quatro dias apresentamos várias formas de interagir com o computador, controlando áudio/vídeo, sínteses sonoras usando câmeras, joysticks, teclados modificados, controladores MIDI e expandindo as possibilidades através de interfaces personalizadas baseadas em Arduino e sensores.

Apresentei o controlador de vídeo “soap_opera“, especializado em “esculachar” clássicos trechos de novelas dos anos noventa. Para conhecer mais essa estória, clique aqui.

c.tlca_interfaces(16of55)

c.tlca_interfaces(01of55)

c.tlca_interfaces(07of55)

Abaixo vai uma seleção de imagens feitas pelo Alex Oliveira (extraídas daqui e daqui).

[update]! Vídeos da oficina:

 

— Histórico de updates:
[maj update=”03/11/14″]Adicionadas algumas notas e seleção de fotos da oficina.[/maj]
[maj update=”11/11/14″]Adicionei um vídeo curto da oficina.[/maj]
[maj update=”10/02/16″]Adicionei vídeos das aulas do CTLCA!.[/maj]

 

 

 

Related Posts