Minicurso sobre Computação física, criatividade, arduino e Pure Data na ERBASE 2015

apresentacoes, arduino, ensino, eventos, puredata

ferkrum

15 Apr
2015
Tweet
Share
Pin
Post
Share

Vou participar da XV Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe – ERBASE – a ser realizado em Salvador dos dias 14 a 17 de abril de 2015.
Vai ser uma boa oportunidade de trocar e remixar idéias nesse grande fórum que recebe gente de vários lugares do país para discutir tantos temas relacionados à Ciência da Computação. Sempre bom retornar à Bahia, rever amigos e recarregar as energias! Até lá!

splash-propaganda

 

pagina-erbase-info

[maj update=”21/04/15″] Atualização com relato + fotos do evento (fotos minhas e de Pablo Florentino).[/maj]

No encontro, trouxe uma provocação sobre os desafios que enfrentamos ao tentar traduzir o conhecimento técnico a públicos de diferentes áreas. A maior parte dos participantes vinham da grande área das Engenharias (elétrica ou controle e automação).
Para ilustrar as possibilidades de aplicações criativas com Arduino + Pure Data, mostrei alguns exemplos de trabalhos anteriores tais como: Festas populares de Salvador, ISCL 2011Toque para Mover Sentidos 2012, Bikes do SBPC 2012, terminando pelo #soap_opera 2014 (+ posts onde o soap_opera apareceu) ,apresentado no C.TLCA 2014. Este último deu a “liga” com o que tratamos a seguir: diferentes entradas e saídas do Arduino e sua comunicação serial com o computador usando USB ou Bluetooth.

erbse-salvador-2015[#04de10]

 

erbase-stop-motion

#soap_opera em ação, com os participantes do mini-curso.

Related Posts

March 23, 2017

Espaço Voz !

Participei da inauguração do Espaço Voz no Nós Coworking através de uma parceria com o Eduardo Tremarin (Trema), Wayner Bechelli e…