Minicurso sobre Computação física, criatividade, arduino e Pure Data na ERBASE 2015

apresentacoes, arduino, ensino, eventos, puredata

ferkrum

15 Apr
2015
Tweet
Share
Pin
Post
Share

Vou participar da XV Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe – ERBASE – a ser realizado em Salvador dos dias 14 a 17 de abril de 2015.
Vai ser uma boa oportunidade de trocar e remixar idéias nesse grande fórum que recebe gente de vários lugares do país para discutir tantos temas relacionados à Ciência da Computação. Sempre bom retornar à Bahia, rever amigos e recarregar as energias! Até lá!

splash-propaganda

 

pagina-erbase-info

[maj update=”21/04/15″] Atualização com relato + fotos do evento (fotos minhas e de Pablo Florentino).[/maj]

No encontro, trouxe uma provocação sobre os desafios que enfrentamos ao tentar traduzir o conhecimento técnico a públicos de diferentes áreas. A maior parte dos participantes vinham da grande área das Engenharias (elétrica ou controle e automação).
Para ilustrar as possibilidades de aplicações criativas com Arduino + Pure Data, mostrei alguns exemplos de trabalhos anteriores tais como: Festas populares de Salvador, ISCL 2011Toque para Mover Sentidos 2012, Bikes do SBPC 2012, terminando pelo #soap_opera 2014 (+ posts onde o soap_opera apareceu) ,apresentado no C.TLCA 2014. Este último deu a “liga” com o que tratamos a seguir: diferentes entradas e saídas do Arduino e sua comunicação serial com o computador usando USB ou Bluetooth.

erbse-salvador-2015[#04de10]

 

erbase-stop-motion

#soap_opera em ação, com os participantes do mini-curso.

Related Posts

July 7, 2018

Fábulas Contínuas em SM

Fui convidado pelo Leo Caobelli para participar da Oficina da Exposição Fábulas Contínuas, que aconteceu no sobrado cultural da Tv Ovo em…