Participação no livro sobre Música Eletrônica Brasileira

eventos, resenhas

ferkrum

19 Sep
2015
Tweet
Share
Pin
Post
Share

O professor Eric Marke, da Universidade Belas Artes de SP, entrou em contato comigo para pedir mais informações sobre a “caixa.de.musica“, o controlador que apresentamos no Digitalia de 2012 em Salvador.

digitalia-protoboard-10
digitalia-protoboard-09

Eric está redigindo um livro sobre Música Eletrônica Brasileira (MEB) e descreveu o controlador da seguinte forma:

– Fernando Krum
É professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Criou um protótipo de um controlador feito a partir de uma caixa de papelão e materiais super acessíveis e recicláveis. Este instrumento musical surgiu quando Fernando ministrou a oficina “Experimentações Artísticas com Arduino” em 2012 . A ideia era aproximar as possibilidades de uso da eletrônica básica para controlar parâmetros de um sintetizador criado no software livre Pure Data (ou, simplesmente, Pd). De forma criativa usou “pregadores” de roupa de madeira que disparam notas de uma oitava musical. Em seguida, foram encapados com papel alumínio e percevejos (pequeno prego de cabeça chata) para forjar os contatos elétricos. Chamado de “Caixa de Música”, é essencialmente um controlador que define os parâmetros que rodam no patch “s_rhodey.pd” do patch RjDj que, basicamente, faz uma síntese do Fender Rhodes.

Obrigado Eric! Ansioso para ver o o trabalho publicado !

Related Posts

October 12, 2016

Feira do Livro POA 2016

Durante a Feira do Livro de Porto Alegre 2016 participamos do desenvolvimento do estande da Caixa Econômica Federal com a ação…