Práticas em
Cinema Expandido
PET Cinema / UFRB

Audiovisual, Educação

Nos dias 1 e 2 de junho estive junto ao grupo PET Cinema da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) na cidade de Cachoeira para trocarmos experiências sobre Cinema Expandido.

Foram 8 horas divididas em dois dias, reservando o primeiro para conhecermos as demandas pessoais de cada colega, em qual estágio suas pesquisas se situavam e também para conhecermos o trabalho de dois artistas muito interessantes que tive a oportunidade de conferir ao vivo no festival Transmediale (2011): Herman Kolgen (info em português sobre ele no site da Mostra Live Cinema 2011) e Reynold Reynolds. Do primeiro, deixo um sample do trabalho “Inject” para conferir abaixo:

E também “Secret Machine”, o segundo vídeo da Trilogia do Segredo (Secrets Trilogy) de Reynold Reynolds. Realmente é muito impactante. Ele também fez uma performance ao-vivo da trilogia na Galeria Invaliden1 de Berlin, convocando o público a consumir a produção de uma de suas obras. Vale conferir aqui. Têm gosto de making of :).

No segundo dia colocamos a mão na massa e construímos juntos um player de vídeo e áudio usando Puredata. Conseguimos entender o funcionamento e as possibilidades criadas pela ferramenta. O Mindmap da apresentação e o patch criado durante a oficina estão aqui. Como já comentei em outros posts, o programa que lê os arquivos .mm é o Freemind, software livre e com download neste link.

Aproveito para agradecer o convite da professora Rita Lima, aos alunos do PET e ao amigo e professor Jarbas Jácome pela força de sempre.

Category Audiovisual, Educação

Share

Related Projects

Overview