Oficina Jornalismo e Bots: o que são, do que se alimentam?

ensino, tutoriais

ferkrum

15 Aug
2018

Eu e o Leo Foletto participamos do 14º Fórum de Comunicação UFN, na Universidade Franciscana de SM com a oficina “Jornalismo e Bots: o que são, do que se alimentam?”.

Sobre a oficina:

“Um jornal feito por robôs é o futuro da mídia ou apenas uma atividade secundária?”. Para trazer respostas diversas à essa pergunta, a proposta da oficina é fazer um panorama dos mais recentes casos de uso de bots no jornalismo digital – chatbots, bots em redes sociais, bots em aplicativos de mensagens instantâneas (Telegram) – bem como uma reflexão teórica sobre o impacto do uso da inteligência artificial para automatização de tarefas jornalísticas. Na segunda parte, propomos uma experimentação, se tudo der certo, com a criação um bot jornalístico simples, de modo a mostrar como um jornal feito por robôs pode não ser mais assunto somente de ficção científica…

Nossa apresentação está disponível no Slideshare do Leo. Clique aqui para conferir!

 

Related Posts

February 3, 2013

Hacklab no Digitalia 2013

“Hacklab: interfaces físicas e controladores DIY aplicados a performances sonoras e audiovisuais utilizando ferramentas livres” no Digitalia 2013 de Salvador. 8 horas…