O controlador soap_opera foi desenvolvido especialmente para o evento C.TLCA, como resultado do desafio de criar uma interface acondicionada em um objeto comum, corriqueiro, de fácil acesso e baixo custo. Além disso, o objeto deveria possibilitar uma liberdade de “gestos”, musicais ou não, associados ao instrumento, eliminando cabos de conexão (utiliza conexão bluetooth) e permitir o uso de diversos componentes eletrônicos que utilizam diferentes medidas elétricas (analógicas ou digitais).

Detalhe da ergonomia do controlador.

Portanto, ao escolher uma “saboneteira” (soap dish, em inglês) como objeto, pareceu clara a possibilidade de fazer um mixer de vídeo dedicado a “esculachar” (o termo pode ser “esculhambar” também ;-) ) alguns trechos clássicos de telenovelas (soap opera em inglês). Foi uma brincadeira/trocadilho com o significado das palavras. Nesse caso, esta “ópera de sabão” controla a reprodução em tempo real de um player de áudio e vídeo, interferindo na sua velocidade de reprodução, ponto de entrada e saída do loop, opacidade do vídeo e volume do áudio, posição XYZ do objeto no espaço e controle e indicação remota do vídeo atual em reprodução.

soap_opera é:

  • 1 LDR (1 entrada analógica) = controle de opacidade do vídeo volume do áudio;
  • acelerômetro ADXL335 (3 entradas analógicas) = velocidade de reprodução, posição XYZ;
  • 2 potenciômetros (2 entradas analógicas) = ponto de entrada e saída do loop;
  • 3 botões push-button (3 entradas digitais) = controle do vídeo atual em reprodução;
  • 4 LED’s (4 saídas digitais) = indicação do vídeo atual em reprodução.
Componentes internos.

soap_opera: componentes internos.

O diagrama de montagem é o seguinte:

soap_opera

Abaixo, mais detalhes da montagem:

Um sketch de Arduino faz a leitura das entradas e saídas e envia os valores ao computador através de uma conexão bluetooth. O Pure Data recebe os valores de leitura e controla o patch de reprodução dos vídeos.

Os vídeos são comandados à distância através dos botões e sensores do controlador.
A coleção milagrosa de vídeos é a que segue:

Em breve devo atualizar com vídeos com a estrutura em funcionamento.