Metronomos, 2007

autoral, fotos

ferkrum

09 Nov
2007
Tweet
Share
Pin
Post
Share



Metronomos
é uma série de fotografias realizadas durante o ano de 2007 na cidade de Madrid, Espanha. São imagens “roubadas” dentro dos vagões do metrô da cidade. O metrônomo é um instrumento que mede o tempo musical e é utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. O metrônomo mecânico consiste de um pêndulo invertido que emite um “click” nos extremos de sua oscilação.

Ainda lembro do termo “migração pendular” da época do colégio, que descrevia aquelas pessoas que migram diariamente de uma cidade à outra para trabalhar. Essa migração, o pêndulo e o metrô batizaram o nome da série. Fui usuário de metrô durante todo o tempo que estive na cidade. Me chamou a atenção o convívio diário dentro destes “containers” subterrâneos, pessoas que dividiam aquele espaço pequeno mas que não interagiam, cada um guardado em seu mundo interior, observando e sendo observados.

Busquei uma uniformidade das tomadas, o mesmo ponto de vista, mesmo ângulo, velocidade de disparo, mas principalmente uma expressão potente, que encarava a câmera diretamente.

[ferkrum, 08/04/2012]

Related Posts